TJ e TRT firmam parceira para capacitação conjunta

A Coordenadoria de Controle Interno constitui um instrumento indispensável para que sejam atingidos os objetivos previstos por qualquer organização, pois ela se relaciona com todos os setores. Em razão disso, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso e o Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região assinaram na manhã desta quarta-feira (22 de abril) um termo de parceria entre as áreas de Controle Interno das duas instituições.

De acordo com o presidente do TJMT, desembargador Paulo da Cunha, a parceria visa aprimorar o trabalho dos servidores do Controle Interno dessas instituições através da realização de capacitações. “O Controle Interno tem a função de proteger o patrimônio público, fiscalizando e acompanhando a aplicação dos recursos por meio de normas já definidas. E para que esse trabalho seja desempenhado com excelência, é primordial que os servidores sejam capacitados e atualizados regularmente”, salientou o presidente.

Para o presidente do TRT, desembargador Edson Bueno, o fortalecimento do Controle Interno representa mais transparência e controle dos recursos públicos. “A parceria entre o TJ e o TRT demonstra a preocupação com a melhor utilização dos recursos públicos. E acreditamos que um trabalho conjunto de alinhamento pode ser muito salutar para as instituições”, afirmou Edson.


Além das funções já elencadas, a Constituição Federal e o Conselho Nacional de Justiça ainda preveem como áreas de atuação do Controle Interno questões relacionadas à legalidade, legitimidade, economicidade, aplicação das subvenções e renúncia de receitas.


“A assinatura desse termo de cooperação vem para fortalecer nossas ações, porque mais que fazer um papel de fiscalização, queremos realizar um trabalho de orientação e prevenção. E esse apoio da alta administração nos dá um grande respaldo”, garantiu Simone Borges, coordenadora de Controle Interno do TJMT.
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More