STF confirma que MP pode investigar com ou sem ajuda da polícia Promotores e procuradores fazem apurações próprias e ajudam a polícia, como ocorreu no processo do mensalão do PT e na Operação Lava Jato.

O Supremo Tribunal Federal confirmou que o Ministério Público pode fazer investigação com ou sem a ajuda da polícia. Com a decisão, fica mantido o quadro atual, no qual promotores e procuradores fazem apurações próprias e também ajudam em investigações da polícia, como ocorreu no processo do mensalão do PT e no caso da Operação Lava Jato.
O procurador-geral da República comemorou a decisão, que era esperada há dez anos. “O país não suporta mais o crime desenfreado e a corrupção endêmica. A hora é grave. O momento pede serenidade e cooperação entre os entes públicos. É isso que o país espera de todos nós”, disse Rodrigo Janot.
A decisão terá de ser aplicada a outros processos que estão em instâncias abaixo do Supremo Tribunal Federal. O Ministério Público pode fazer investigação sozinho ou em conjunto com a polícia, desde que respeite sempre o direito de defesa, e a Justiça pode intervir quando considerar que há abuso por parte de promotores ou procuradores.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More