Madeira transparente para janelas e células solares

Um material transparente à base de madeira pretende se tornar um concorrente do vidro em janelas e até mesmo em células solares.
Lars Berglund e seus colegas do Instituto Real de Tecnologia da Suécia reconhecem que amostras de "madeira transparente" já foram desenvolvidos por outros pesquisadores, mas sempre em amostras microscópicas, voltadas para estudo sobre a anatomia da madeira.
A novidade do seu trabalho, argumentam, é um processo para produzir materiais transparentes à base de madeira que é adequado para a produção em larga escala.
Lignina
A madeira opticamente transparente é uma espécie de lâmina de madeira na qual a lignina, um componente das paredes celulares, foi removida quimicamente.
"Quando a lignina é removida, a madeira torna-se muito branca. Mas, como a madeira não é naturalmente transparente, nós conseguimos esse efeito com alguns ajustes em nanoescala," disse Berglund.
Como a lignina é também um material de sustentação, a lâmina de madeira sem lignina é impregnada por um polímero transparente, que lhe dá o suporte estrutural.
Otimismo


Embora a transparência obtida pela equipe ainda esteja longe de ser ótima, Berglund está entusiasmado com o uso do material para o revestimento de células solares.
"A madeira transparente é um bom material para células solares, já que tem um custo baixo, é facilmente disponível e é um recurso renovável. Isto torna-se particularmente importante na cobertura de grandes superfícies com células solares," defende o pesquisador.
Para isso, contudo, será necessário melhorar a transparência e efetuar testes de resistência e durabilidade do material.
A equipe agora pretende fazer testes com vários tipos de madeira em busca dos melhores índices de transparência.

Bibliografia:

Optically Transparent Wood from a Nanoporous Cellulosic Template: Combining Functional and Structural Performance
Yuanyuan Li, Qiliang Fu, Shun Yu, Min Yan, Lars Berglund
Biomacromolecules
Vol.: Article ASAP
DOI: 10.1021/acs.biomac.6b00145
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More