Você sabe como se calcula a quantidade de pessoas em uma multidão?

Como saber o números de pessoas presente em um determinado evento público? Quem faz a contagem? Alguém passa uma lista de assinaturas, entrega fichas ou faz chamada?

É comum, sempre depois que ocorre algum evento de grande magnitude, a divulgação de números de pessoas feita pela polícia, organizadores, imprensa, etc. Entretanto, estes números quase sempre não conferem.

Existe uma certa tendência dos organizadores de determinado evento em 'inflar' o número de pessoas que participaram. Em um evento político, o partido que organiza sempre tende a aumentar o número de pessoas, já o partido contra tende a diminuí-lo. Como chegar em um número satisfatório e próximo ao real?

De acordo com engenheiros e estudiosos, o número de pessoas que cabem em 1 m², em um local com grande concentração de pessoas, é de no máximo 7 pessoas. Isso com as pessoas se espremendo umas nas outras. É mais objetivo levar em consideração um número de 3 a 4 pessoas, mas este número ainda pode variar.
Na imagem à esquerda, os limites foram estipulados analisando as diversas fotos originais do evento. Com a ajuda do Google Earth, foi traçada a área total e multiplicado pelo número de pessoas por metro quadrado. Na multidão na foto, estima-se aproximadamente 2.835 pessoas, sem levar em consideração o total de pessoas nos arredores e espalhados fora da área calculada.
Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More